terça-feira, 23 de junho de 2015

III ECO PIAUI: ÁGUA E ENERGIA - VETORES DE DESENVOLVIMENTO

Os problemas históricos da água e energia chegaram ao seu ápice ao atingir as maiores metrópoles do Brasil, provocando drásticos racionamentos e exigindo medidas urgentes das autoridades responsáveis pelo setor. A falta de água nas residências, o risco de desabastecimento, os recorrentes apagões elétricos, falhas nos sistemas de distribuição e a alta nas tarifas passaram a afetar diretamente a vida dos brasileiros.

A escassez de água que sempre foi esquecida pelos gestores públicos no semiárido nordestino, sem obras e ações eficazes, agora ganha importância depois da crise hídrica em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que já se apresentou em várias outras regiões do país. As autoridades tiveram que se mexer e precisam definir a estratégia correta para corrigir os problemas. O que deve ser feito? 

Os governos ainda estudam a melhor saída. É pelo momento vivido nessas duas áreas tão essenciais que será realizado o III Encontro de Meio Ambiente do Piauí - Eco Piauí - que terá o tema "Água e Energia: Vetores de Desenvolvimento". 

Eng. Antonio Florentino
O evento promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Piauí (SENGE-PI) e pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) será realizado no dia 03 de julho no Blue Tree Towers Hotel. A expectativa é alcançar a meta de 1.000 participantes, ultrapassando o último evento "Gestão em Saneamento", que contou com quase 900 inscritos.Para isso, a organização já confirmou a participação de especialistas com atuação internacional, como o engenheiro Newton Lima Azevedo, que é governador para o Brasil do Fórum Mundial da Água e vice-presidente de Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABIDIB). O engenheiro fará a palestra de abertura com o tema Água. Outro palestrante é o professor Ildo Luis Sauer, doutor em energia nuclear e professor da Universidade de São Paulo.

Com este evento, o Sindicato dos Engenheiros do Piauí pretende dar sua contribuição para os engenheiros e gestores piauienses, com experiências que sirvam no planejamento e execução das obras nos dois setores. É importante ressaltar que haverão palestras para discutir, de forma geral, o saneamento básico: água, esgoto e drenagem. 

Enfim, há um leque de oportunidades, de aprendizado, de crescimento profissional e, acima de tudo, de conhecimento técnico para que os profissionais da engenharia e os gestores responsáveis pelos recursos públicos levem à sociedade as melhores obras e mais qualidade de vida. O Sindicato e a Federação dos Engenheiros não trabalham apenas para os interesses salariais da categoria, mas para o desenvolvimento social em todas as regiões do Brasil.





Eng. ANTÔNIO FLORENTINO DE SOUZA FILHO
Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí
Diretor da Federação Nacional dos Engenheiros


INSCRIÇÕES: https://credencial.imasters.com.br/ecopiaui/

Por: SENGE-PI